sábado, 27 de novembro de 2010

NARRATIVA ABERTA E NARRATIVA FECHADA

Buscando por respostas mais bem elaboradas sobre a narrativa aberta e a narrativa fechada, esclareço melhor a distinção entre ambas. Vimos que a narrativa fechada é aquela que retoma o ciclo da ordem, isto é, ela se fecha porque é dado ao leitor o final da história que pode se resumir a recuperação de um estado harmônico, de equilíbrio inicial. Já a narrativa aberta é um tipo de narrativa que se fecha no leitor (nos leitores) e não no texto, isto é, o final não é fornecido pelo filme ou texto literário, mas por cada pessoa que tiver acesso ao texto.


Se cada leitor propuser um final, significa dizer que as personagens passam a ser  conduzidas pelo leitor/espectador que se transforma em uma espécie de co-autor do texto visto. Por outro lado, pode ocorrer que o espectador-leitor torne-se crítico da intriga, pois ao entrar em contato com outros finais, torna-se inevitável a discussão. Se for com um grupo de amigos, cada um vai mostrar o motivo da escolha, levando-os a pensarem em suas próprias escolhas que, de uma certa forma, tem a ver com as suas expectativas. Pode ser ainda que o leitor-espectador se depare, ele mesmo, com vários finais, o que o levará a um factral de respostas possíveis e válidas, aumentando a sua capacidade de pensar dialeticamente.


A narrativa aberta é um tipo de narrativa que permite maior ação criativa e reflexiva do leitor, já que ele pode interferir, questionar, contribuir com a sequência da fábula. Sem dúvida, ela exige muito mais do leitor/espectador que sai de uma zona de conforto para uma outra de desacomodação. A narrativa aberta tende a fortalecer mais um espírito participativo, ativo, crítico do leitor do que a narrativa fechada.


Vale ressaltar, no entanto, que o fato do espectador ser convocado a participar do filme parece incomodá-lo, pois sabe-se o quanto é difícil agradar ao espectador-leitor quando a narrativa é aberta, o que pode ser explicado como um hábito, por reforço deste tipo de narrativas, como, também, por um descoforto devido a ruptura do processo de transferência. O leitor sente-se mais confortável ao não participar do desfecho, já que a sua participação o convoca para o mundo real do qual ele, provavelmente, é induzido a escapar.

Lembro-me que uma aluna me perguntou se era melhor para a criança uma narrativa aberta ou fechada. Esta é uma pergunta típica de pesquisador e a resposta não pode ser dada/fechada por mim, mas pela pesquisa...sempre a pesquisa, sempre. É ela quem vai trazer novos conhecimentos, novas propostas metodológicas. Enfim sem pesquisa só há mesmice, mediocridade. Quem vai responder a esta questão?

7 comentários:

  1. isto é muito util para tirar duvidas

    ResponderExcluir
  2. obrigado ja nao tenho duvidas em relação a isso, :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, foi me muito útil. :D

    ResponderExcluir
  4. Fiquei a saber o mesmo. Não percebi nada :S

    ResponderExcluir
  5. interessante para um determinado nivel...para os do ensino primario ha muita informacao.

    ResponderExcluir
  6. Adorei muito ter entrado neste blog. Estava com dúvidas para um trabalho meu sobre narrativa aberta e fechada mas pareçe que aqui encontrei a solução.
    Obrigada, foi muito útil. :D

    ResponderExcluir
  7. o primeiro paragrafo é muito esclarecedor. mas não encontro grande necessidade de ler os outros. obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir